quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Sequência didática: Brinquedos e brincadeiras




Campo de experiência: Movimentos
Objetivo: Adaptar o movimento às circunstâncias e condições de acordo com a atividade.
Saber:
Repertório de brincadeiras da cultura local


 

BRINCADEIRA É ALEGRIA
Texto: Sandra Ferreira Barbosa

 Brincadeira é alegria,

É um direito da criança.

O sorriso e a fantasia

Fazem parte da infância.

Pique-esconde e carrinho,

Jogar bola e peteca,

Roda-roda, amarelinha,

Passa anel, pião, boneca.

Bambolê, batata-quente,

Cavalinho e pega-pega,

Resta um, quebra-cabeça,

Lobo mau e cabra-cega.

Vem brincar de escorrega,

De gangorra e de casinha.

Vem girar, vem rodar,

Na ciranda-cirandinha.

Ioiô e vivo ou morto,

Soltar pipa todo dia.

Isso é o que interessa,

Isso sim é alegria! 


ETAPAS PREVISTAS:

1º Etapa: Roda de conversa
Em roda de conversa a professora fará a leitura do poema “Brincadeira é alegria”, depois questionará os alunos sobre as brincadeiras que apareceram no poema e perguntará quais as brincadeiras que eles mais gostam, como se brinca, se tem regras, quantas crianças podem brincar e etc.

2º Etapa: Brincadeira "Toca do coelho"

A brincadeira escolhida para este dia será Toca do Coelho: A professora colocará bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal da professora, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.

3° Etapa: Caça ao Tesouro

Nesta atividade a professora fará um caça ao tesouro com os alunos. Ela esconderá um objeto na areia e usará a palavra QUENTE quando o aluno estiver perto e FRIO quando estiver longe, todas as crianças participarão da brincadeira.

4° Etapa: Arremesso
Brincadeira do Arremesso: A professora fará uma linha no chão e as crianças deverão encher garrafinhas pet com areia e depois irão arremessar para frente. A professora irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, fará um gráfico explicativo.

Atividade para casa: As crianças realizarão uma pesquisa junto com os pais, sobre uma brincadeira antiga e o aluno fará o registro do nome da brincadeira e o registro através de desenho.

5º Etapa: Dança das cadeiras: 

A professora organizará as cadeiras de modo que uma criança fique sem uma cadeira, ao som da música as crianças começarão a dançar em volta da cadeira e ao parar a música todos deverão sentar, quem ficar em pé deverá sair, nesta brincadeira as crianças poderão sugerir novas regras.

6° Etapa: Duro/Mole
O grupo elegerá um dos participantes para ser o ‘pegador’ enquanto as outras crianças fugirão. Ao tocar em alguém, o pegador deve dizer: ‘duro!’ – o jogador ficará paralisado e só voltará a correr se qualquer outro fugitivo tocá-lo dizendo: ‘mole!’.

A sequência completa possui 15 etapas, postei só seis etapas para motivar vocês ♥

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário! Responderemos em breve!