Campo de experiência: Movimentos
Objetivo: Adaptar o movimento às circunstâncias e condições de acordo com a atividade.
Saber: Repertório de brincadeiras da cultura local
BRINCADEIRA É ALEGRIA
Texto:
Sandra Ferreira Barbosa
|
|
Brincadeira é alegria,É um direito da criança.O sorriso e a fantasiaFazem parte da infância.Pique-esconde e carrinho,Jogar bola e peteca,Roda-roda, amarelinha,Passa anel, pião, boneca.Bambolê, batata-quente,Cavalinho e pega-pega, |
Resta um, quebra-cabeça,Lobo mau e cabra-cega.Vem brincar de escorrega,De gangorra e de casinha.Vem girar, vem rodar,Na ciranda-cirandinha.Ioiô e vivo ou morto,Soltar pipa todo dia.Isso é o que interessa,Isso sim é alegria! |
1º Etapa: Roda de conversa
Em roda de conversa a professora fará a leitura do poema “Brincadeira é alegria”, depois questionará os alunos sobre as brincadeiras que apareceram no poema e perguntará quais as brincadeiras que eles mais gostam, como se brinca, se tem regras, quantas crianças podem brincar e etc.
2º Etapa: Brincadeira "Toca do coelho"
A brincadeira escolhida para este dia será Toca do Coelho: A professora colocará bambolês no pátio da escola de forma que fiquem duas crianças em cada um e que sobre uma fora do bambolê. Ao sinal da professora, as crianças deverão trocar de toca, entrando duas em cada um. Sempre sobrará uma criança fora da toca.
3° Etapa: Caça ao Tesouro
Nesta atividade a professora fará um caça ao tesouro com os alunos. Ela esconderá um objeto na areia e usará a palavra QUENTE quando o aluno estiver perto e FRIO quando estiver longe, todas as crianças participarão da brincadeira.
4° Etapa: Arremesso
Brincadeira do Arremesso: A professora fará uma linha no chão e as crianças deverão encher garrafinhas pet com areia e depois irão arremessar para frente. A professora irá medir as distâncias e verificar quem conseguiu arremessar mais longe. Depois, em sala de aula, fará um gráfico explicativo.
Atividade para casa: As crianças realizarão uma pesquisa junto com os pais, sobre uma brincadeira antiga e o aluno fará o registro do nome da brincadeira e o registro através de desenho.
5º Etapa: Dança das cadeiras:
A professora organizará as cadeiras de modo que uma criança fique sem uma cadeira, ao som da música as crianças começarão a dançar em volta da cadeira e ao parar a música todos deverão sentar, quem ficar em pé deverá sair, nesta brincadeira as crianças poderão sugerir novas regras.
6° Etapa: Duro/Mole
O grupo elegerá um dos participantes para ser o ‘pegador’ enquanto as outras crianças fugirão. Ao tocar em alguém, o pegador deve dizer: ‘duro!’ – o jogador ficará paralisado e só voltará a correr se qualquer outro fugitivo tocá-lo dizendo: ‘mole!’.
A sequência completa possui 15 etapas, postei só seis etapas para motivar vocês ♥
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigada por seu comentário! Responderemos em breve!