sábado, 10 de dezembro de 2016

Sequência didática: Nomes próprios


Campo de experiência: Linguagem Oral e escrita

Objetivo:
- Reconhecer seu nome escrito, sabendo identifica-lo nas diversas situações do cotidiano; 

Saberes: 
- Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário. 
- Participação em situações do cotidiano em que se faz necessário o uso da escrita. 

Música Utilizada:

 

Gente Tem Sobrenome - Toquinho

Composição: Toquinho / Elifas Andreato

Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim.
Coisas não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Todas as flores têm nome:
Rosa, camélia e jasmim.
Flores não têm sobrenome,
Mas a gente sim.

O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também.
Entre os que são Jorge
Tem um Jorge Amado
E um outro que é o Jorge Ben.
Quem tem apelido,
Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém.
Tem sempre um nome e depois do nome tem sobrenome também.
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins.
Brinquedos não têm sobrenome,
Mas a gente sim.
Coisas gostosas têm nome:
Bolo, mingau e pudim.
Doces não têm sobrenome,
Mas a gente sim.

Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin.
E tem o Vinícius, que era de Moraes,
E o Tom Brasileiro é Jobim.
Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa,
Pelé e He-man.
Tem sempre um nome e depois do nome
Tem sobrenome também.



ETAPAS PREVISTAS: 

1º ETAPA: 
Apresentar o poema às crianças – comentar sobre de que gênero se trata e falar sobre quem escreveu (mostra uma imagem do autor); Na roda falar sobre quem é Toquinho; Ler o poema em voz alta para as crianças; Atividade coletiva: Solicitar que as crianças pesquisem em revistas e livros gravuras das coisas que aparecem no poema, recorte e coletivamente e ilustrar as margens do cartaz que será exposto na sala. 

2º ETAPA: 
Ler o poema em voz alta para as crianças; Realizar uma leitura oral coletiva com todas as crianças juntas; Questionar: Qual é o nome do poema? Fala sobre o que? Trabalhar só com a 1ª e 2ª estrofe – explicar o que é uma estrofe; fazer uma nova leitura oral coletiva com as crianças só das estrofes abaixo: 

TODAS AS COISAS TÊM NOME 

CASA, JANELA E JARDIM 
COISAS NÃO TÊM SOBRENOME 
MAS A GENTE SIM 
TODAS AS FLORES TÊM NOME 
ROSA, CAMÉLIA E JASMIM 
FLORES NÃO TÊM SOBRENOME 
MAS A GENTE SIM 

Questionar: Estas estrofes estão afirmando o que? Qual é o nome das coisas que aparece na primeira estrofe? E na segunda? Listar na lousa os nomes das coisas do poema que as crianças forem citando e fazer a leitura oral coletiva com elas.

Atividade escrita: Colocar a imagem dos objetos que aparecem nas estrofes para as crianças escreverem o nome conforme suas hipóteses de escrita.

Para casa: Atividade escrita com o nome e a letra inicial dos nomes das crianças;

3º ETAPA:
Conversar com as crianças: Todas as coisas tem nome? E nós, temos nomes? Os nomes das pessoas podem ser iguais? O que é que as pessoas têm no nome que é diferente das outras coisas? Quando as pessoas têm nomes iguais o que é que faz a diferença?

Comentar: Assim como as coisas tem nomes, nós também temos um nome pelo qual somos chamados pelas pessoas: professora, colegas, pais, amigos... Discutir sobre a importância do nome (serve para nos identificar, identificar nossas coisas, etc.); Pedir para que cada criança fale o seu nome – lista-los na lousa (construindo a agenda da turma) – em ordem alfabética (explicar); - perguntar quem é que tem o nome começado pela letra: A, B, C e assim sucessivamente.

Atividade escrita: Colocar o nome de todos os alunos e pedir que o aluno pinte o seu nome e faça a escrita.

4º ETAPA:
A professora levará os alunos para a sala de vídeo e lá assistirão a um vídeo ilustrando a música do Toquinho, depois juntamente com os alunos farão uma roda de conversa onde a professora questionará os alunos perguntando:

• Quem aqui tem nome?
• Se pudesse escolher outro nome como se chamaria?
• Quais os nomes que apareceram na música?
• O que é sobrenome?

5º ETAPA:
Na rodinha questionar: Se a criança gosta do nome e por quê? Comentar sobre a questão do preconceito que não deve existir em relação a nenhum nome; Ler coletivamente a lista dos nomes construída; Enquanto ler – sinalizar com as crianças qual é a primeira letra do nome de cada uma; Chamar o aluno entregando seu cartão;

Atividade escrita: Trabalhar com as plaquetas dos nomes, pedir que os alunos escolham um colega e escrevam o nome dele na atividade.


6º ETAPA:
Mostrar a plaqueta sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça;

Roda de conversa (questionar e deixar que as crianças apresentem suas respostas: Além do nome que cada um tem o que mais pode servir para nos identificar e nos diferençar de outras pessoas)? A cor e o formato dos olhos, a cor da pele? O formato do rosto, da boca, o jeito de ser, de falar, de se vestir? Os gostos e preferências? O Sobrenome?

A sequência completa possui 14 etapas, a mesma tem por objetivo que o aluno se aproprie da escrita do nome.


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