Campo de experiência: Linguagem Oral e escrita
Objetivo:
Objetivo:
- Reconhecer seu nome escrito, sabendo identifica-lo nas diversas situações do cotidiano;
Saberes:
- Reconhecimento do próprio nome dentro do conjunto de nomes do grupo nas situações em que isso se fizer necessário.
- Participação em situações do cotidiano em que se faz necessário o uso da escrita.
Música Utilizada:
Gente
Tem Sobrenome
- Toquinho
Composição: Toquinho / Elifas Andreato
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Todas as coisas têm nome,
Casa, janela e jardim. Coisas não têm sobrenome, Mas a gente sim. Todas as flores têm nome: Rosa, camélia e jasmim. Flores não têm sobrenome, Mas a gente sim.
O Jô é Soares, Caetano é Veloso,
O Ary foi Barroso também. Entre os que são Jorge Tem um Jorge Amado E um outro que é o Jorge Ben. Quem tem apelido, Dedé, Zacharias, Mussum e a Fafá de Belém. Tem sempre um nome e depois do nome tem sobrenome também. |
Todo brinquedo tem nome:
Bola, boneca e patins. Brinquedos não têm sobrenome, Mas a gente sim. Coisas gostosas têm nome: Bolo, mingau e pudim. Doces não têm sobrenome, Mas a gente sim.
Renato é Aragão, o que faz confusão,
Carlitos é o Charles Chaplin. E tem o Vinícius, que era de Moraes, E o Tom Brasileiro é Jobim. Quem tem apelido, Zico, Maguila, Xuxa, Pelé e He-man. Tem sempre um nome e depois do nome Tem sobrenome também. |
ETAPAS PREVISTAS:
1º ETAPA:
Apresentar o poema às crianças – comentar sobre de que gênero se trata e falar sobre quem escreveu (mostra uma imagem do autor); Na roda falar sobre quem é Toquinho; Ler o poema em voz alta para as crianças; Atividade coletiva: Solicitar que as crianças pesquisem em revistas e livros gravuras das coisas que aparecem no poema, recorte e coletivamente e ilustrar as margens do cartaz que será exposto na sala.
2º ETAPA:
Ler o poema em voz alta para as crianças; Realizar uma leitura oral coletiva com todas as crianças juntas; Questionar: Qual é o nome do poema? Fala sobre o que? Trabalhar só com a 1ª e 2ª estrofe – explicar o que é uma estrofe; fazer uma nova leitura oral coletiva com as crianças só das estrofes abaixo:
TODAS AS COISAS TÊM NOME
CASA, JANELA E JARDIM
COISAS NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
TODAS AS FLORES TÊM NOME
ROSA, CAMÉLIA E JASMIM
FLORES NÃO TÊM SOBRENOME
MAS A GENTE SIM
Questionar: Estas estrofes estão afirmando o que? Qual é o nome das coisas que aparece na primeira estrofe? E na segunda? Listar na lousa os nomes das coisas do poema que as crianças forem citando e fazer a leitura oral coletiva com elas.
Atividade escrita: Colocar a imagem dos objetos que aparecem nas estrofes para as crianças escreverem o nome conforme suas hipóteses de escrita.
Para casa: Atividade escrita com o nome e a letra inicial dos nomes das crianças;
3º ETAPA:
Conversar com as crianças: Todas as coisas tem nome? E nós, temos nomes? Os nomes das pessoas podem ser iguais? O que é que as pessoas têm no nome que é diferente das outras coisas? Quando as pessoas têm nomes iguais o que é que faz a diferença?
Comentar: Assim como as coisas tem nomes, nós também temos um nome pelo qual somos chamados pelas pessoas: professora, colegas, pais, amigos... Discutir sobre a importância do nome (serve para nos identificar, identificar nossas coisas, etc.); Pedir para que cada criança fale o seu nome – lista-los na lousa (construindo a agenda da turma) – em ordem alfabética (explicar); - perguntar quem é que tem o nome começado pela letra: A, B, C e assim sucessivamente.
Atividade escrita: Colocar o nome de todos os alunos e pedir que o aluno pinte o seu nome e faça a escrita.
4º ETAPA:
A professora levará os alunos para a sala de vídeo e lá assistirão a um vídeo ilustrando a música do Toquinho, depois juntamente com os alunos farão uma roda de conversa onde a professora questionará os alunos perguntando:
• Quem aqui tem nome?
• Se pudesse escolher outro nome como se chamaria?
• Quais os nomes que apareceram na música?
• O que é sobrenome?
5º ETAPA:
Na rodinha questionar: Se a criança gosta do nome e por quê? Comentar sobre a questão do preconceito que não deve existir em relação a nenhum nome; Ler coletivamente a lista dos nomes construída; Enquanto ler – sinalizar com as crianças qual é a primeira letra do nome de cada uma; Chamar o aluno entregando seu cartão;
Atividade escrita: Trabalhar com as plaquetas dos nomes, pedir que os alunos escolham um colega e escrevam o nome dele na atividade.
6º ETAPA:
Mostrar a plaqueta sem falar o nome esperando que o dono ou algum colega o reconheça;
Roda de conversa (questionar e deixar que as crianças apresentem suas respostas: Além do nome que cada um tem o que mais pode servir para nos identificar e nos diferençar de outras pessoas)? A cor e o formato dos olhos, a cor da pele? O formato do rosto, da boca, o jeito de ser, de falar, de se vestir? Os gostos e preferências? O Sobrenome?
A sequência completa possui 14 etapas, a mesma tem por objetivo que o aluno se aproprie da escrita do nome.
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