sábado, 10 de dezembro de 2016

Sequência didática: Alimentação saudável e segura


Campo de Experiência: Eu no mundo Social e Natural.

Objetivo:
- Apropriar-se de instrumentos, estratégias e procedimentos relativos ao autocuidado e à auto-organização, aprendendo a cuidar de si e valorizando atitudes relacionadas ao bem estar, á saúde, á higiene, à alimentação e a proteção do corpo.

Saberes:
- Realização de atitudes de higiene para a manutenção da saúde: lavar as mãos, escovar os dentes, lavar os alimentos e etc.
- Condições para o desenvolvimento e preservação da saúde: hábitos higiênicos para a alimentação e higiene pessoal.

ETAPAS PREVISTAS:

1º ETAPA:
Contar a história “Camilão, o comilão” de Ana Maria Machado; com base na história lançar as seguintes questões: - Quem come bastante? – É legal comer bastante? - Como devemos nos alimentar? Partindo da resposta das crianças, dar início ao tema alimentação saudável. – Qual o alimento que mais gosta? – Qual o alimento que não gosta? – Quais os alimentos que vocês acham que fazem bem à nossa saúde? – Vocês gostam de comer verduras, frutas e legumes? – Querem saber por que é importante comer verduras, frutas e legumes?

2º ETAPA:
Utilizar adivinhas sobre as frutas (ex: O que é, o que é? Tem coroa mas não é rei, tem escamas mas não é peixe? Resposta: Abacaxi) , realizando dobraduras para registro das respostas.

3º ETAPA:

Preparar caixa surpresa (frutas, legumes, verduras e temperos). Vendar os olhos do participante da vez. Solicitar que escolha algo da caixa e através do olfato e tato descobrir o que tem nas mãos. Os benefícios dos alimentos podem ser discutidos com as crianças; Levar as crianças a experimentar o gosto dos alimentos e dizer o que sentiram (doce, azedo, salgado e amargo);


4º ETAPA:
Apresentar e cantar com as crianças a música “sopa do neném”. A partir desta música, então, as crianças introduzirão novos legumes e verduras de sua preferência. Nessa mesma linha de raciocínio, colocar às crianças o que pode ter na papinha do neném, colocando frutas. Em papel bobina, listar os legumes, as verduras e as frutas mencionadas.

5º ETAPA:
Elaborar com as crianças um cardápio diário dos alimentos, primeiramente no quadro e em seguida recortando os alimentos de livros revistas, formulando a alimentação do café da manhã, almoço e janta.

Avaliação: A avaliação será realizada através de observação e registro.

Observação. Essa sequência possui 15 etapas, postei só cinco etapas pra motivar vocês! 


Beijos,
Professora Dalila Maitê

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por seu comentário! Responderemos em breve!