sábado, 10 de dezembro de 2016

Projeto diversidade cultural – Região sudeste



JUSTIFICATIVA

O Projeto Diversidade Cultural, propõe uma discussão não só com os pequeninos, mas também com toda a escola sobre a identidade cultural destes e as várias culturas existentes na região sudeste de nosso país no âmbito individual, social e coletivo, buscando integrar todos os eixos do conhecimento.
O cidadão brasileiro, bem pouco conhece as belezas pertencentes ao seu país. Um lugar rico em variedades; crenças e costumes que certamente despertarão a curiosidade. Fazemos parte de um país privilegiado, onde cada região preserva sua cultura transmitindo-a as novas gerações.
Esse projeto proporcionará aos alunos do maternal o conhecimento da diversidade cultural da região sudeste, tornando a mesma mais próxima das crianças, possibilitando a comparação entre os estados e formação de opiniões.

PÚBLICO ALVO: Pré I e Pré II


CONTEÚDOS CURRICULARES
OBJETIVO SOCIAL DO CONHECIMENTO: NATUREZA E SOCIEDADE


CAMPO DE EXPERIÊNCIA


SABERES


OBJETIVOS






Eu no mundo social e natural

- Apresentação do mapa da região sudeste;
-- Meios de transporte de cada estado da região sudeste;
- Vegetação típica da região;
- Animais da região;
- Alimentos Típicos;
- Vídeo sobre os pontos turísticos de cada estado da região sudeste;

- Conhecer o mapa da região sudeste os estados que o compõe.
- Conhecer através de imagens e vídeos os quatro estados que fazem parte dessa região;
- Conhecer os meios de transporte utilizado em cada estado da região sudeste;
- Identificar os tipos de vegetação da região sudeste;
- Reconhecer e identificar os animais típicos da região sudeste;
- Ampliar o conhecimento referente às variações de costumes possibilitando despertar na criança a admiração e valorização pelas diferenças;
- Identificar os tipos de moradias da região sudeste.









MÚSICA


- Músicas típicas da região sudeste;
- Músicas de origem africana (capoeira, samba, maculelê) (Estado: Espírito Santo);
- Músicas carnavalescas (marchinhas e axé). (Estado: Rio de Janeiro);
- Brincar com músicas, imitar e reproduzir criações musicais;
-- Músicas folclóricas (cantiga de roda e de ninar);
- Música popular da região sudeste (os ritmos, personalidades);
- Instrumentos musicais (reconhecimento);
- Participação em brincadeiras que envolvam a improvisação musical.


- Ouvir, perceber e diferenciar os diferentes estilos musicais;
- Aumentar o repertório Musical;
- - Valorizar os diferentes ritmos musicais;
- Contribuir com a música para a formação integral do indivíduo reverenciando os valores culturais, senso estético;
- Explorar a música em diferentes ritmos;
- Nomear e identificar instrumentos musicais típicos da região sudeste;
- Promover momentos para escutar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais e antigas;
- Promover a sociabilidade e a expressividade;
- Exploração de sons;






MOVIMENTO


- Movimentos criados pelas crianças a partir do ritmo;
- Jogos e brincadeiras da região sudeste propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento;
- Danças da região sudeste;
- Realização encenação de danças de capoeira;
- Desenvolvimento dos gestos simbólicos e manipulação de instrumentos musicais diversos;
- Coordenação e equilíbrio


- Dançar no compasso da música conhecendo os limites do seu próprio corpo,
- Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar;
-- Expressar movimento através da dança;
- Conhecer os limites do seu próprio corpo, através da dança.
- Proporcionar liberdade de auto expressão;
- Manipular instrumentos musicais produzindo diversos sons e dançando conforme o ritmo
- Participar das danças (Coco, Cavalo Marinho, Dança do Café, Congada, Cacuriá) típicas da região sudeste;
- Auxiliar o desenvolvimento motor através da sincronia de movimentos;








ARTES

- Confecção coletiva de um Mapa gigante da região sudeste;
- Desenho do cristo redentor
- Pintura das Bandeiras dos Estados da região sudeste;
 - Modelagem com argila: Construção do Cristo redentor
- Modelagem com argila: construção do pão de açúcar com argila;
- Confecção de cartazes utilizando-se de fotos, recortes de revistas e jornais;
- Confecção de máscaras carnavalescas;
- Tipos de moradias, recorte e colagem;
- Confecção coletiva de um Mapa gigante da região sudeste;
- Produção de adereços que fazem parte da dança;
 - Reprodução de obras de arte, que retratem a cultura da região sudeste;
- Diversidade das formas de artísticas da região sudeste;
- Desenho da parte que mais gostou da lenda
- Fazer uma releitura de uma obra de arte
- Roda de apreciação de fotos de: artesanatos, culinária, paisagens.

- Desenvolver a atenção, concentração, percepção visual e noção espacial;
- Fazer leitura de imagem e incentivar o hábito do de desenhar;
- Aprofundar conhecimentos sobre cores, linhas e formas;
- Estimular a coordenação da criança e a criatividade com o uso da argila e massinha;
- Despertar a curiosidade e desejo de expressão artística;
- Valorizar o interesse pelas próprias produções e de outras crianças;
- Estimular trabalho em grupo.
- Conhecer novas técnicas artísticas;
 - Ampliar o conhecimento de mundo e da cultura;
- Identificar as diferentes formas de artes da cultura da região sudeste;
- Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança.












MATEMÁTICA

-- Contagem e escrita livre;
- Identificação e representação gráfica de quantidades;
- Conceitos matemáticos: ideia de localização e ideia de quantidade;
- Discriminação visual
- Identificação das figuras geométricas mais simples: círculo, quadrado, triângulo e retângulo;
- Utilização de contagem oral nas brincadeiras, músicas e situações em que reconheçam a sua necessidade;
- Jogos matemáticos;
- Estruturas lógicas: discriminação, comparação, identificação da forma e tamanho.
- Atividades explorando a escrita de letras e números;
- Jogos Matemáticos: Quebra-cabeça, jogo da memória.


- Realizar contagem;
- Vivenciar situações que possibilitam a aproximação com a sequência numérica oral;
- Nomear quantidades perceptivas registrar conforme suas hipóteses de escrita;
- Identificar localização dos objetos e desenvolver noção de quantidade com registro
- Observar diferentes lugares em que os números se encontram;
- Utilizar formas geométricas em desenhos;
- Comunicar de quantidades, utilizando a linguagem oral e registros não convencionais;
- Nomear e registrar a quantidade de instrumentos musicais;
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Manusear diferentes tipos de objetos estabelecendo uma comparação de tamanho, cor e forma;
- Estabelecer relações de quantidade e sequência de numeração;
- Trabalhar o raciocínio e a memória;














LINGUAGEM ORAL E ESCRITA

-- Roda de conversa
-- Leitura de uma lenda da região sudeste.
- Identificação das letras dos nomes dos estados da região sudeste;
 - Lendas folclóricas e mitos região sudeste;
- Leitura de imagens de contos;
- Escrever o nome dos estados no mapa;
- Reconto de lendas da região sudeste;
- Escrita do nome dos animais;
- Escrita do nome dos estados da região sudeste;
- Atividades explorando a escrita de palavras





- Interessar-se e demonstrar curiosidade pela região sudeste formulando perguntas;
-- Fazer uso da escrita de acordo com suas hipóteses em situações significativas;
- - Familiarizar-se com a escrita por meio do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;
- - Vivenciar situações de uso da escrita percebendo a semelhança gráfica entre o nome dos estados;
- Reconhecer e relatar sequências de histórias a partir das imagens/ilustrações de um livro;
- Desenvolver o gosto pela leitura;
- Expressar-se oralmente no reconto de lendas
- Reconhecer as características e acompanhar a leitura de histórias, parlendas, histórias em quadrinhos, adivinhas, rimas e poemas.
- Demonstrar postura de leitor em situações que envolvam o faz-de-conta.


DESENVOLVIMENTO DO PROJETO

1° ETAPA 
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO: Interessar-se e demonstrar curiosidade pela região sudeste formulando perguntas;
SABER - Roda de conversa sobre o projeto e a região sudeste (levantamento do conhecimento prévio dos alunos).
ESTRATÉGIA: Os alunos serão convidados a sentar em forma de circulo e então começaremos a aula explorando o mapa do Brasil e depois farei perguntas sobre a região sudeste.

2° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: MÚSICA
OBJETIVO: - Ouvir, perceber e diferenciar os diferentes estilos musicais.
SABER - Músicas típicas da região sudeste;
ESTRATÉGIA: Antes de ouvir as músicas explicarei para os alunos que estas músicas são da região sudeste e que cada região tem um estilo de música diferente. Nesta atividade utilizaremos o aparelho de som disponível na escola, cada criança será convidada a se deitar no chão de sala ficando de forma confortável para ouvirmos as músicas, depois conversaremos sobre as preferencias da criança.

3° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: MOVIMENTO
OBJETIVO: Dançar no compasso da música;
SABER - Movimentos criados pelas crianças a partir do ritmo;
ESTRATÉGIA: Essa atividade será realizada na sala de vídeo, primeiro as crianças vão assistir a um vídeo sobre as danças da região sudeste e depois dançaremos conforme a música, criando novos movimentos.

4° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ARTES
OBJETIVO: Desenvolver a atenção, concentração, percepção visual e noção espacial;
SABER - Confecção coletiva de um Mapa gigante da região sudeste;
ESTRATÉGIA: Nesta atividade as crianças com a ajuda da professora farão o contorno do mapa da região sudeste, depois farão a pintura de cada estado de uma cor escolhida por eles.

5° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: EU NO MUNDO SOCIAL E NATURAL
OBJETIVO: Conhecer o mapa da região sudeste os estados que o compõe.
SABER - Apresentação do mapa da região sudeste;
ESTRATÉGIA: Através do mapa que foi confeccionado a professora mostrará para os alunos que cada cor representa um estado diferente e informará o nome de cada estado.

6° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: MATEMÁTICA
OBJETIVO: Realizar contagem e registro de quantidade;
SABER: Registro da quantidade dos estados da região sudeste
ESTRATÉGIA – Através da observação no mapa da região sudeste as crianças irão contar quantos estados ela possui e registrar a quantidade na atividade impressa

7° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: EU NO MUNDO SOCIAL E NATURAL
OBJETIVO: Conhecer através de imagens e vídeos os quatro estados que fazem parte dessa região;
SABER – Apresentação dos estados da região
ESTRATÉGIA: Nesta atividade as crianças irão assistir a um vídeo que relata as principais características de cada estado da região sudeste.

8° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: MÚSICA
OBJETIVO: Ampliar o repertório Musical;
SABER - Músicas de origem africana (capoeira, samba, maculelê) (Estado: Espírito Santo);
ESTRATÉGIA: Nesta atividade os alunos irão assistir a um vídeo sobre as principais músicas do estado do Espírito Santo.

9° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA MOVIMENTO
OBJETIVO: Desenvolver os movimentos amplos: saltar, pular, andar;
SABER - Jogos e brincadeiras da região sudeste propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento;
ESTRATÉGIA: Esta atividade será realizada no campo de areia, as crianças irão brincar de forma dirigida.

10° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ARTES
OBJETIVO: Fazer leitura de imagem e incentivar o hábito do de desenhar;
SABER - Desenho do cristo redentor

Estratégia: Cada criança receberá uma atividade impressa e lápis de cor, elas terão uma imagem do Cristo redentor como modelo e farão a releitura e pintura do Cristo Redentor.

O projeto completo possui 35 etapas, abordando todos os campos de experiência de forma que os alunos se apropriem de conhecimentos sobre a região sudeste.

8 comentários:

Obrigada por seu comentário! Responderemos em breve!