O Projeto
Diversidade Cultural, propõe uma discussão não só com os pequeninos, mas também
com toda a escola sobre a identidade cultural destes e as várias culturas
existentes na região sudeste de nosso país no âmbito individual, social e
coletivo, buscando integrar todos os eixos do conhecimento.
O cidadão
brasileiro, bem pouco conhece as belezas pertencentes ao seu país. Um lugar
rico em variedades; crenças e costumes que certamente despertarão a
curiosidade. Fazemos parte de um país privilegiado, onde cada região preserva
sua cultura transmitindo-a as novas gerações.
Esse projeto
proporcionará aos alunos do maternal o conhecimento da diversidade cultural da
região sudeste, tornando a mesma mais próxima das crianças, possibilitando a
comparação entre os estados e formação de opiniões.
PÚBLICO ALVO: Pré I e Pré II
CONTEÚDOS CURRICULARES
OBJETIVO SOCIAL DO CONHECIMENTO: NATUREZA E
SOCIEDADE
|
||
CAMPO DE EXPERIÊNCIA
|
SABERES
|
OBJETIVOS
|
Eu no mundo social e natural
|
- Apresentação
do mapa da região sudeste;
-- Meios de
transporte de cada estado da região sudeste;
- Vegetação
típica da região;
- Animais da
região;
- Alimentos
Típicos;
- Vídeo sobre os
pontos turísticos de cada estado da região sudeste;
|
- Conhecer o mapa da
região sudeste os estados que o compõe.
- Conhecer através de
imagens e vídeos os quatro estados que fazem parte dessa região;
- Conhecer os meios de transporte utilizado em
cada estado da região sudeste;
- Identificar os tipos
de vegetação da região sudeste;
- Reconhecer e
identificar os animais típicos da região sudeste;
- Ampliar o conhecimento referente às variações
de costumes possibilitando despertar na criança a admiração e valorização
pelas diferenças;
- Identificar os tipos de moradias da região
sudeste.
|
MÚSICA
|
- Músicas
típicas da região sudeste;
- Músicas de
origem africana (capoeira, samba, maculelê) (Estado: Espírito Santo);
- Músicas
carnavalescas (marchinhas e axé). (Estado: Rio de Janeiro);
- Brincar com
músicas, imitar e reproduzir criações musicais;
-- Músicas
folclóricas (cantiga de roda e de ninar);
- Música popular
da região sudeste (os ritmos, personalidades);
- Instrumentos
musicais (reconhecimento);
- Participação em
brincadeiras que envolvam a improvisação musical.
|
- Ouvir,
perceber e diferenciar os diferentes estilos musicais;
- Aumentar o
repertório Musical;
- - Valorizar os
diferentes ritmos musicais;
- Contribuir
com a música para a formação integral do indivíduo reverenciando os valores
culturais, senso estético;
- Explorar
a música em diferentes ritmos;
- Nomear e
identificar instrumentos musicais típicos da região sudeste;
- Promover
momentos para escutar e brincar muito com músicas carnavalescas atuais e
antigas;
- Promover a sociabilidade e a
expressividade;
- Exploração de sons;
|
MOVIMENTO
|
- Movimentos criados pelas crianças a
partir do ritmo;
- Jogos e brincadeiras da região sudeste
propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do movimento;
- Danças da região sudeste;
- Realização encenação de danças de
capoeira;
- Desenvolvimento dos gestos simbólicos e
manipulação de instrumentos musicais diversos;
- Coordenação e equilíbrio
|
- Dançar no compasso da música conhecendo
os limites do seu próprio corpo,
- Desenvolver os movimentos amplos: saltar,
pular, andar;
--
Expressar movimento através da dança;
- Conhecer
os limites do seu próprio corpo, através da dança.
-
Proporcionar liberdade de auto expressão;
-
Manipular instrumentos musicais produzindo diversos sons e dançando conforme
o ritmo
- Participar das danças (Coco, Cavalo
Marinho, Dança do Café, Congada, Cacuriá) típicas da região sudeste;
- Auxiliar o desenvolvimento motor através
da sincronia de movimentos;
|
ARTES
|
- Confecção coletiva de um Mapa gigante da
região sudeste;
- Desenho do cristo redentor
- Pintura das Bandeiras dos Estados da
região sudeste;
-
Modelagem com argila: Construção do Cristo redentor
- Modelagem com argila: construção do pão
de açúcar com argila;
- Confecção de cartazes utilizando-se de
fotos, recortes de revistas e jornais;
- Confecção de máscaras carnavalescas;
-
Tipos de moradias, recorte e
colagem;
- Confecção coletiva de um Mapa gigante da
região sudeste;
- Produção de adereços que fazem parte da
dança;
-
Reprodução de obras de arte, que retratem a cultura da região sudeste;
- Diversidade
das formas de artísticas da região sudeste;
- Desenho da parte que mais gostou da lenda
- Fazer uma releitura de uma obra de arte
- Roda de apreciação de fotos de:
artesanatos, culinária, paisagens.
|
- Desenvolver a atenção, concentração, percepção
visual e noção espacial;
- Fazer leitura de imagem e incentivar o
hábito do de desenhar;
- Aprofundar conhecimentos sobre cores,
linhas e formas;
- Estimular a coordenação da criança e a
criatividade com o uso da argila e massinha;
- Despertar a curiosidade e desejo de
expressão artística;
- Valorizar o interesse pelas próprias
produções e de outras crianças;
- Estimular trabalho em grupo.
- Conhecer novas técnicas artísticas;
-
Ampliar o conhecimento de mundo e da cultura;
- Identificar as diferentes formas de artes
da cultura da região sudeste;
- Incentivar e desenvolver o hábito de
desenho, estimulando assim a fantasia da criança.
|
MATEMÁTICA
|
-- Contagem e escrita livre;
- Identificação e representação gráfica de
quantidades;
- Conceitos matemáticos: ideia de
localização e ideia de quantidade;
- Discriminação visual
- Identificação das figuras geométricas
mais simples: círculo, quadrado, triângulo e retângulo;
- Utilização de contagem oral nas
brincadeiras, músicas e situações em que reconheçam a sua necessidade;
- Jogos matemáticos;
- Estruturas lógicas: discriminação,
comparação, identificação da forma e tamanho.
- Atividades explorando a escrita de letras
e números;
- Jogos
Matemáticos: Quebra-cabeça, jogo da memória.
|
- Realizar contagem;
- Vivenciar situações que possibilitam a
aproximação com a sequência numérica oral;
- Nomear quantidades perceptivas registrar
conforme suas hipóteses de escrita;
- Identificar localização dos objetos e
desenvolver noção de quantidade com registro
- Observar diferentes lugares em que os
números se encontram;
- Utilizar formas geométricas em desenhos;
- Comunicar de quantidades, utilizando a
linguagem oral e registros não convencionais;
- Nomear e registrar a quantidade de
instrumentos musicais;
- Desenvolver o raciocínio lógico;
- Manusear diferentes tipos de objetos
estabelecendo uma comparação de tamanho, cor e forma;
- Estabelecer relações de quantidade e
sequência de numeração;
- Trabalhar o raciocínio e a memória;
|
LINGUAGEM
ORAL E ESCRITA
|
-- Roda de conversa
-- Leitura de uma lenda da região sudeste.
- Identificação das letras dos nomes dos estados da região sudeste;
- Lendas folclóricas e mitos
região sudeste;
- Leitura de imagens de contos;
- Escrever o nome dos estados no mapa;
- Reconto de lendas da região sudeste;
- Escrita do nome dos animais;
- Escrita do nome dos estados da região
sudeste;
- Atividades explorando a escrita de palavras
|
- Interessar-se e demonstrar curiosidade
pela região sudeste formulando perguntas;
-- Fazer uso da escrita de acordo com suas hipóteses em situações
significativas;
- - Familiarizar-se com a escrita por meio
do manuseio de livros, revistas e outros portadores de texto e da vivência de
diversas situações nas quais seu uso se faça necessário;
- - Vivenciar situações de uso da escrita
percebendo a semelhança gráfica entre o nome dos estados;
- Reconhecer e relatar sequências de
histórias a partir das imagens/ilustrações de um livro;
- Desenvolver o gosto pela leitura;
- Expressar-se oralmente no reconto de
lendas
- Reconhecer as características e
acompanhar a leitura de histórias, parlendas, histórias em quadrinhos,
adivinhas, rimas e poemas.
- Demonstrar postura de leitor em situações
que envolvam o faz-de-conta.
|
DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
1° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: LINGUAGEM ORAL E ESCRITA
OBJETIVO: Interessar-se
e demonstrar curiosidade pela região sudeste formulando perguntas;
SABER - Roda de conversa sobre o projeto e a região sudeste
(levantamento do conhecimento prévio dos alunos).
ESTRATÉGIA: Os alunos serão convidados a sentar em
forma de circulo e então começaremos a aula explorando o mapa do Brasil e
depois farei perguntas sobre a região sudeste.
2° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: MÚSICA
OBJETIVO: -
Ouvir, perceber e diferenciar os diferentes estilos musicais.
SABER - Músicas típicas da região sudeste;
ESTRATÉGIA: Antes de ouvir as músicas explicarei
para os alunos que estas músicas são da região sudeste e que cada região tem um
estilo de música diferente. Nesta atividade utilizaremos o aparelho de som
disponível na escola, cada criança será convidada a se deitar no chão de sala
ficando de forma confortável para ouvirmos as músicas, depois conversaremos
sobre as preferencias da criança.
3° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: MOVIMENTO
OBJETIVO: Dançar no compasso da música;
SABER - Movimentos criados pelas crianças a partir do ritmo;
ESTRATÉGIA:
Essa atividade será realizada na sala de vídeo, primeiro
as crianças vão assistir a um vídeo sobre as danças da região sudeste e depois
dançaremos conforme a música, criando novos movimentos.
4° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ARTES
OBJETIVO: Desenvolver a atenção, concentração, percepção visual e
noção espacial;
SABER - Confecção coletiva de um Mapa gigante da região sudeste;
ESTRATÉGIA: Nesta atividade as crianças com a
ajuda da professora farão o contorno do mapa da região sudeste, depois farão a
pintura de cada estado de uma cor escolhida por eles.
5° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: EU NO MUNDO SOCIAL E NATURAL
OBJETIVO: Conhecer o mapa da região sudeste os estados que o compõe.
SABER - Apresentação do mapa da região sudeste;
ESTRATÉGIA: Através do mapa
que foi confeccionado a professora mostrará para os alunos que cada cor
representa um estado diferente e informará o nome de cada estado.
6° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: MATEMÁTICA
OBJETIVO: Realizar
contagem e registro de quantidade;
SABER: Registro da quantidade dos estados da
região sudeste
ESTRATÉGIA
– Através da observação no mapa da região sudeste as
crianças irão contar quantos estados ela possui e registrar a quantidade na
atividade impressa
7° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: EU NO MUNDO SOCIAL E NATURAL
OBJETIVO: Conhecer através de imagens e vídeos os quatro
estados que fazem parte dessa região;
SABER – Apresentação dos
estados da região
ESTRATÉGIA: Nesta atividade as crianças irão
assistir a um vídeo que relata as principais características de cada estado da
região sudeste.
8° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: MÚSICA
OBJETIVO: Ampliar o repertório Musical;
SABER - Músicas de origem africana (capoeira, samba,
maculelê) (Estado: Espírito Santo);
ESTRATÉGIA: Nesta
atividade os alunos irão assistir a um vídeo sobre as principais músicas do
estado do Espírito Santo.
9° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA MOVIMENTO
OBJETIVO: Desenvolver os movimentos amplos: saltar,
pular, andar;
SABER - Jogos e brincadeiras da
região sudeste propiciando conquistas no plano da coordenação e precisão do
movimento;
ESTRATÉGIA: Esta atividade será realizada no
campo de areia, as crianças irão brincar de forma dirigida.
10° ETAPA
CAMPO DE EXPERIÊNCIA: ARTES
OBJETIVO: Fazer leitura de imagem e incentivar o hábito do de
desenhar;
SABER - Desenho do cristo redentor
Estratégia: Cada
criança receberá uma atividade impressa e lápis de cor, elas terão uma imagem
do Cristo redentor como modelo e farão a releitura e pintura do Cristo Redentor.
O projeto completo possui 35 etapas, abordando todos os campos de experiência de forma que os alunos se apropriem de conhecimentos sobre a região sudeste.
AMEI MUITO O SEU PROJETO,SÓ NÃO CONSEGUI COPIAR.
ResponderExcluirSeu projeto é ótimo ! Parabéns pelo trabalho !!
ResponderExcluirAmei me ajudou muito!!
ResponderExcluirAmei, parabéns
ResponderExcluirSeu projeto é ótimo, parabéns
ResponderExcluirMuito bom.Me ajudou muito,parabéns
ResponderExcluirComo faço para visualizar o material completo?
ResponderExcluiramei. Como faço para visualizar o restante deste material
ResponderExcluir