A sondagem é um dos recursos de que o professor dispõe para conhecer as hipóteses que os alunos ainda não-alfabetizados possuem sobre a escrita alfabética e o sistema de escrita de forma geral.
Além disso, oferece às crianças a oportunidade de refletir sobre o que escrevem, com a ajuda do professor. A realização periódica de sondagens com os alunos que ainda não sabem ler e escrever fornece informações preciosas para o planejamento das atividades específicas de aprendizagem do sistema de escrita.
E contribui para que você possa definir as parcerias mais eficientes para o trabalho em duplas e em grupos e propor boas intervenções durante as atividades.
Mas, o que é uma sondagem? É uma situação de avaliação numa atividade de escrita que, em um primeiro momento, envolve a produção espontânea pelos alunos de uma lista de palavras, sem consultar fontes escritas. Pode ainda incluir a escrita de frases simples.
Para fazer uma avaliação mais global das aprendizagens de sua turma, convém recorrer a outros instrumentos – que incluem a observação diária dos alunos. A atividade de sondagem representa uma espécie de retrato do processo do aluno naquele momento. Mas esse processo é dinâmico e, na maioria das vezes, evolui rapidamente – é possível que uns poucos dias depois da sondagem
Como a sondagem deve ser utilizada
- Instrumento para analisar as hipóteses da criança a partir de atividades significativas, colocando a criança diretamente em contato com o desafio de escrever.
- Subsídio para o professor;
- Instrumentalizador do processo;
- Conhecer o que a criança pensa de forma geral sobre a escrita, qual a lógica que utiliza naquele momento para escrever;
- Analisar as hipóteses das crianças a partir de uma proposta significativa, que faz parte de uma sequência de atividade, ela sabe porque está escrevendo e para que está escrevendo, tendo uma função social;
- Colecionar produções das crianças: com esse material é possível fazer um acompanhamento periódico da aprendizagem da criança e formular indicadores que permitam ter uma visão da evolução da hipótese de escrita da criança ao longo do processo.
Objetivos da sondagem
- Instrumento para mapear o conhecimento das crianças sobre a escrita;
- Reorientar sua prática pedagógica;
- Material de pesquisa para definir as possíveis intervenções;
- Elaborar seu planejamento,propondo situações capazes de gerar novos avanços na aprendizagem das crianças;
- Obter dados sobre o processo de aprendizagem de cada criança.
Olá,
ResponderExcluirAdorei sua explicação sobre a Sondagem da educação infantil. Completa e fácil de entender.
Muito obrigada e parabéns.
Parabéns professora, e obrigado por tudo que aprendi neste espaço
ResponderExcluirMuito bom, me fez compreender melhor sobre o assunto.
ResponderExcluirObrigada!
Que bom que foi relevante para a prática de vocês! Isso me deixa muito feliz ♥
ResponderExcluirVc se fundamentou em quais teóricos?
ResponderExcluir